Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Últimas Noticías!!!!!!!!!!

Está conferência está bem munida de muitas discussões inclusive a participação ativada das crianças e dos(as) adolescentes neste espaço que é de direito.
Ontem dia 14 as discussões foram do eixo IV e V com os respectivos temas: “Participação de Crianças e Adolescentes em espaços de construção da cidadania” e “ Gestão da Política”.
A mesa foi composta por crianças e adolescentes que relataram a sua participação nos espaços de construção da cidadania, foram eles: Erica Paim(16 anos – Feira de Santana), Fagner Lima(14 anos – Nova Fátima), Titta Santoli( 17 anos – Salvador), Paulo Santos(12 anos – Lauro de Freitas).
Diante da temática Edmundo Kroger(Conselheiro do Ceca, Coordenador Executivo do Fórum DCA da Bahia, Coordenador Geral do CECUP – Centro de Educação e Cultura Popular; e Adolescentes Protagonista) expôs algumas inquietações acerca desta participação.Um dos adolescentes que compôs a mesa trouxe um relato que emocionou á todos.Titta Santoli(nome artístico) informou ser morador do CIA, que fica nas mediações de Simões Filho, trabalha para sustentar a família puchando carro de 5 Kilos na Ceasa e não se envergonha disso, antes no bairro onde mora era visto como vagabundo que não tinha o que fazer, quando foi levado para comunidade um projeto de construção de uma rádio comunitária sua vida mudou, ele passou a discutir questões como direitos humanos, cidadania, criança e adolescente, dentre outros e hoje é reconhecido na sua comunidade como um adolescente responsável e por onde passa todos fazem questão de cumprimentarem.Disse o adolescente: “ agradeço ao CMDA por nos dar o apoio financeiro para a construção da rádio e por contar verba do mesmo. Mesmo sem verba tocamos a rádio até hoje.”
Por mais que muitos não acreditem que projetos não transformem nada que é apenas um cala boca, podemos ver que a vida desse adolescente querendo ou não mudou até porque nunca tinha participado e nem conhecimento das temáticas apresentadas a ele.
Cabe a nós que discutimos e apanhamos essa questão é O que de fato estamos fazendo? Será só podemos desenvolver alguma ação na comunidade só se houver recurso?

Fica uma reflexão!

“Sonhar sozinho é apenas um sonho.Sonhar em conjunto se torna realidade”

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

7ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente Construindo Diretrizes Política e do Plano Decenal




Vem acontecendo na Cidade de Salvador de 12 á 15 de Outubro no Centro de Conveções a 7ª Conferência Estadual onde reúni mais de 1.500 participantes, entre eles, 296 jovens delegados(as) eleitos(as).
As conferências municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceram de forma regionalizada, precedidas de Reuniões Ampliadas, em 11 municípios pólos do Estado.
O tema central será debatido durante o evento a partir de cinco eixos orientadores, sendo eles: promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; promoção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; fortalecimento do sistema de garantia de direitos; participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da cidadania; e gestão da política.
Após as conferências estaduais, as diretrizes aprovadas pelos(as) delegados(as) vão subsidiar a elaboração de proposta preliminar do Plano Decenal da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser concluída em julho de 2010. O documento nacional será entregue aos candidatos(as) à presidência da República, celebrando o 20º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobretudo seu artigo 86, cujo texto reza que "a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente farse-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios".

domingo, 29 de março de 2009

II Festival “Desenvolvimento Juvenil no Nordeste Brasileiro”

Pra começo de conversar...

A realização do II Festival da Juventude é um dos vários acontecimentos, que foi aprovado entre um conjunto de atividades formativas a serem desenvolvidas no projeto firmado pela EQUIP e o MDA para esse ano com capacidade de investir no publico de 500 jovens do campo e da cidade.

Esta ação refletida no I Festival realizado por conjunto de parceiros, destacando entre eles a RJNE que assumiu junto com a Equip a sua realização em 2002 numa abrangência regional envolvendo os 09 estados nordestinos com o tema: “Protagonismo Juvenil - Um outro mundo é possível” , onde os sub-temas eram: Políticas Públicas para Juventude, valores e identidade, cultura e modos de vida, alem das ações da juventude construindo uma nova ordem social. Esta espetacular vivência garantiu a aglutinação de aproximadamente 3.500 jovens, dentre eles, São Paulo e outros países como: México, Argentina, Peru, Equador e Colômbia que se fizeram presente.

II Festival da Juventude “Desenvolvimento Juvenil no Nordeste Brasileiro” que se realizará dos dias 30 de abril a 03 de maio em Quixadá, município localizado no chamado Sertão Central do Estado do Ceará, a 167 Km da Capital, Fortaleza. Onde uma de suas características mais marcantes são formações rochosas, os monólitos, nos mais diversos formatos que “quebram” a aparente monotonia da paisagem sertaneja.

MAIORES INFORMAÇÕES NA BAHIA:
comunicacao.rjneba@gmail.com

segunda-feira, 2 de março de 2009

II SEMANA NEGRA DO TERRITÓRIO DO SISAL

II SEMANA NEGRA DO TERRITÓRIO DO SISAL

06,07 E 08 DE MARÇO

VALENTE - BA



A Rede de Jovens do Nordeste – RJNE, o Centro de Educação e Cultura Popular – CECUP, o Instituto de Comunicação e Juventude Diário Nordestino – ICOJUDE, Associação Beneficente Revolucion reggae convidam a todas e todos para a II Semana Negra do Território do Sisal, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de Março na cidade de Valente - Bahia.

A iniciativa surgiu depois da participação dos jovens da Região Sisaleira no ENJUNE— Encontro Nacional de Juventude Negra, no qual jovens sisaleiras e sisaleiros que foram sentiram as questões específicas do território serem desconsideradas e até mesmo desrespeitadas, quando então decidiram se reunir para construir a I Semana Negra do Território do Sisal. A partir desta iniciativa se configura a II Semana Negra do Território do Sisal com o objetivo de promover a integração, interação e intercâmbio das comunidades existentes no Território do Sisal, com o intuito de colaborar com a construção de uma identidade territorial de luta a favor dos negros e negras, combatendo o preconceito, valorizando a cultura popular e buscando promover a inclusão de jovens negros e negras de toda comunidade das cidades representadas no Território: Conceição do Coité, Araci, Valente, Retirolândia, São Domingos, Biritinga, Santa Luz, Queimadas, Riachão do Jacuípe, Barrocas, Água Fria, Serrinha, Santa Bárbara, Pé de Serra, Candeal, Tucano, Queimadas, Monte Santo, Nordestina, Nova Fátima, Cansanção, Capela do Alto Alegre, Gavião, Capim Grosso, Teofilândia, Ichu, Itiúba e Lamarão);

E nesta II Semana Negra do Território do Sisal traremos como tema a mulher negra nos diversos espaços. Você Respeita? E a Campanha Semana Negra Sem Fome, onde os alimentos arrecadados seram doados para a comunidade Quilombola Vila África localizada na Cidade de São Domingos.