Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Últimas Noticías!!!!!!!!!!

Está conferência está bem munida de muitas discussões inclusive a participação ativada das crianças e dos(as) adolescentes neste espaço que é de direito.
Ontem dia 14 as discussões foram do eixo IV e V com os respectivos temas: “Participação de Crianças e Adolescentes em espaços de construção da cidadania” e “ Gestão da Política”.
A mesa foi composta por crianças e adolescentes que relataram a sua participação nos espaços de construção da cidadania, foram eles: Erica Paim(16 anos – Feira de Santana), Fagner Lima(14 anos – Nova Fátima), Titta Santoli( 17 anos – Salvador), Paulo Santos(12 anos – Lauro de Freitas).
Diante da temática Edmundo Kroger(Conselheiro do Ceca, Coordenador Executivo do Fórum DCA da Bahia, Coordenador Geral do CECUP – Centro de Educação e Cultura Popular; e Adolescentes Protagonista) expôs algumas inquietações acerca desta participação.Um dos adolescentes que compôs a mesa trouxe um relato que emocionou á todos.Titta Santoli(nome artístico) informou ser morador do CIA, que fica nas mediações de Simões Filho, trabalha para sustentar a família puchando carro de 5 Kilos na Ceasa e não se envergonha disso, antes no bairro onde mora era visto como vagabundo que não tinha o que fazer, quando foi levado para comunidade um projeto de construção de uma rádio comunitária sua vida mudou, ele passou a discutir questões como direitos humanos, cidadania, criança e adolescente, dentre outros e hoje é reconhecido na sua comunidade como um adolescente responsável e por onde passa todos fazem questão de cumprimentarem.Disse o adolescente: “ agradeço ao CMDA por nos dar o apoio financeiro para a construção da rádio e por contar verba do mesmo. Mesmo sem verba tocamos a rádio até hoje.”
Por mais que muitos não acreditem que projetos não transformem nada que é apenas um cala boca, podemos ver que a vida desse adolescente querendo ou não mudou até porque nunca tinha participado e nem conhecimento das temáticas apresentadas a ele.
Cabe a nós que discutimos e apanhamos essa questão é O que de fato estamos fazendo? Será só podemos desenvolver alguma ação na comunidade só se houver recurso?

Fica uma reflexão!

“Sonhar sozinho é apenas um sonho.Sonhar em conjunto se torna realidade”

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

7ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente Construindo Diretrizes Política e do Plano Decenal




Vem acontecendo na Cidade de Salvador de 12 á 15 de Outubro no Centro de Conveções a 7ª Conferência Estadual onde reúni mais de 1.500 participantes, entre eles, 296 jovens delegados(as) eleitos(as).
As conferências municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceram de forma regionalizada, precedidas de Reuniões Ampliadas, em 11 municípios pólos do Estado.
O tema central será debatido durante o evento a partir de cinco eixos orientadores, sendo eles: promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; promoção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; fortalecimento do sistema de garantia de direitos; participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da cidadania; e gestão da política.
Após as conferências estaduais, as diretrizes aprovadas pelos(as) delegados(as) vão subsidiar a elaboração de proposta preliminar do Plano Decenal da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser concluída em julho de 2010. O documento nacional será entregue aos candidatos(as) à presidência da República, celebrando o 20º aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sobretudo seu artigo 86, cujo texto reza que "a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente farse-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios".