Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Formação de Moderadores da II Conferência de Juventude Bahia

Formação de Moderadores da II Conferência de Juventude Bahia



Acontecerá nos próximos dias 01 e 02 de setembro, o Curso de Formação de Moderadores da II Conferência de Juventude Bahia.

O curso será na Universidade dos Servidores (Rua Cristiano Buys, n. 177, Barros Reis) das 8h30 às 18h, na Universidade dos Servidores e tem como o objetivo capacitar os membros da COE para o exercício da moderação nas Conferências Territoriais.

É importante a participação no curso, uma vez que, esta é condição fundamental para a atuação enquanto moderador(a) no processo de Conferência.

1ª Conferência dos Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa e Egressos da Bahia


Nesta segunda-feira (29), teve início as etapas preparatórias da 1ª Conferência dos Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa e Egressos da Bahia, que será realizada no dia 13 de setembro, na Comunidade de Atendimento Socioeducativo do CIA (CASE CIA), resultado de uma parceria entre a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e a Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Juventude (COE). A primeira etapa aconteceu na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Juiz de Melo Matos, em Feira de Santana (CASE Feira), reunindo adolescentes, colaboradores do Atendimento Socioeducativo e membros do COE.

As Pré-conferências serão realizadas em todas as unidades da Fundac: Case Feira, Case CIA, Case Salvador, unidades de semiliberdade, Coordenação de Apoio à Família e ao Egresso (CAFE), Centro de Arte e Cultura Pelourinho (CECAP) e Centro Educacional Elcy Freire. Assim como na conferência, as etapas preparatórias discutirão o tema geral da 2ª Conferência Nacional de Juventude: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos e os seus eixos: Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e integração das Políticas Públicas de Juventude.

Em cada etapa, serão eleitos delegados que participarão da Conferência na Case CIA, no próximo dia 13. No total serão 150 adolescentes, de todas as unidades, participando do encontro. Entre esses adolescentes, 15 serão eleitos para participarem da 2ª Conferência Estadual de Juventude, que acontecerá em outubro, em Salvador. A última etapa vai acontecer no dia 06/09, na unidade de semiliberdade em Vitória da Conquista.

Pioneirismo: A Bahia inova com a realização da 1ª Conferência dos Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa e Egressos, a primeira em todo o Brasil. O objetivo é potencializar a participação dos adolescentes em cumprimento de medidas no debate sobre as Políticas Públicas de Juventude, garantindo uma experiência protagonista no processo socioeducativo no qual estão inseridos, além de possibilitar um espaço de avaliação e proposição sobre desafios e perspectivas do Sistema Socioeducativo da Bahia.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

RJNE-BA - PARTICIPA DA CAMINHADA CONTRA OS HOMICIDIOS E PELO FIM DAS IMPUNIDADE POLICIAIL.

Um ato forte foi realizado pelo movimento social baiano no dia 26 de agosto de 201, saindo da praça piedade para a fórum ruy barabosa, protestanto contra o aumento demasiado de homicidios e contra a impunidade policial. A atividade foi marcada por vários momentos de intervenção dos familiares das vitimas de homicidios cometidos por policias militartes e civis, também foi registrado pelos manifestantes o intolerando "AUTO DE RESISTÊNCIA OU RESISTÊNCIA SEGUIDA DE MORTE" fato que legítima ou que constrói um alibe para que as mortes orquestradas por assissinos desfarçados de policias fiquem sem serem investigadas dando aos mesmos uma sensação de supremacia comparada com a justiça.

A caminhada contou também com as presenças dos Conselheiros Estadual de Juventude, Tytta Ferreira, Geovan Banto Patricio Souza também marcaram presença o Deputado Estadual Yulo Oiticica, Assessores do Gabinete do Deputado Federal Luiz Alberto, da Vereadora Marta Rodrigues e do Vereador Moises Rocha, todos do partido dos trabalhadores - (PT/BA). Provando que a esquerda continua fazendo o seu papel em defesa dos direitos da população.












































sexta-feira, 19 de agosto de 2011

NOTA DE FALECIMENTO.

Viemos por meio desta "NOTA", fanifestar nossa "DOR e PROFUNDA TRISTEZA" pelo falecimento de uma das mais COMPROMETIDA, ATUANDE, SÉRIA E AO MESMO TEMPO SIMPLES E ENCANTADORA MULHER que conhecemos dentro do movimento social baiano, por tudo isso nós da REDE DE JOVENS DO NORDESTE BAHIA, não podemos deixar de registrar a importância da sua belissíma trajetória de vida em prol da defesa, garantia e promoção dos direitos humanos das mulheres, homens, jovens e crianças"ELIANE OLIVEIRA", que nosso PAI XANGÔ(JUSTIÇA) lhe receba de braços abertos e como lhe conhecíamos bem, não ficaremos muito tempo de luto pois temos você como inspiração de luta então um viva, firme e forte! do luto a luta!

CERTIFICAÇÃO DOS JOVENS DO PROJETO TRILHA DA CIDADANIA.



Convidamos todos as Instituições, Movimentos, Redes, Fóruns e Articulações de Juventude, para se fazerem presentes nesse momento tão significativos da vida dos jovens formandos dos cursos de: Criação em Costura, Design Gráfico, Estamparia, Manutenção de Micro e Rede e Produção Cultural.





sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Pré-Cufa, cursinho pré vestibular realizado pela Central Única das Favelas.


A juventude do bairro de Sussuarana deu mais um passo importante no caminho da educação. Foi inaugurado na última quarta-feira (10), o Pré-Cufa, cursinho pré vestibular realizado pela Central Única das Favelas que pretende ajudar a reduzir a exclusão social dos jovens dos bairros mais pobres de Salvador.


Ao lado do rapper MV Bill, o presidente da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Yulo Oiticica prestigiou o lançamento do projeto. Durante a aula inaugural do projeto, o rapper agradeceu a presença do deputado Yulo, destacando que o parlamentar é “companheiro de várias lutas”.


O artista destacou também que “Hoje, a gente carrega a Cufa pelo Brasil a fora, mas muita gente não sabe que ela foi iniciada aqui na Bahia. Já fizemos algumas ações na Bahia e chegamos a esse pré vestibular. Ter acesso a uma faculdade, a um curso superior, não é só questão salarial ou questão de ascensão social . É a possibilidade de transformar jovens em futuras lideranças que vão voltar para Sussuarana e reproduzir o que aprenderam”, disse MV Bill.


Através da metodologia desenvolvida pela Cufa, Formação Social e Pessoal (FSP), o projeto visa não apenas aperfeiçoar a base educacional dos jovens, mas oferecer meio de formação para a cidadania, aumentando a auto-estima e induzindo-os a serem protagonistas do seu desenvolvimento e multiplicadores dentro de sua comunidade.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA A CONFERÊNCIA DE JOVENS EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA.

A Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Juventude da Bahia (COE), em parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) decidiram realizar uma conferência livre com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Essa iniciativa inovadora, agendada para o dia 13 de setembro, contará com a participação de 150 adolescentes que cumprem medidas de internação e semiliberdade em três unidades da capital e outras duas localizadas nos municípios de Juazeiro e Vitória da Conquista. Também serão convidados os jovens atendidos pela Coordenação de Apoio à Família e ao Egresso (CAFE), pelo Centro de Cultura e Arte Pelourinho (Cecap) e pelo Centro de Educação Especial Elcy Freire. De acordo com os organizadores, a iniciativa visa promover a integração entre os jovens e inseri-los nos espaços de discussão das políticas juvenis.

Durante a conferência serão eleitos, entre os participantes, os 15 delegados do segmento que irão à Conferência Estadual de Juventude. Segundo resolução da comissão organizadora, a conferência livre debaterá o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, que é o mote da 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá em Brasília, no período de 9 a 12 de dezembro. Os organizadores da Bahia pretendem utilizar as contribuições dos adolescentes na elaboração do material que será apresentado na conferência do estado.

Segundo a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, o envolvimento desse público no processo da 2ª Conferência Nacional de Juventude contribui para sua ressocialização e representa um avanço na luta pela conquista dos direitos juvenis. O assessor da Coordenação Estadual de Políticas de Juventudes, Felipe Freitas, concorda e destaca o impacto positivo da experência na vida dos adolescentes e a influência que isso terá sobre os jovens que vão participar da conferência estadual.





Fonte: www.juventude.gov.br

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE NO MUNICIPIO DE UAUÁ EM 10 DE AGOSTO DE 2011.


Conferência de Juventude de Uauá supera expectativa e últrapassa meta de 120 participantes elegendo 14 delegados para a etapa territorial, parabéns Reni, Gugu e toda galera da juventude que contribuiu para a realização dessa belíssima atividade.

Comissão Organizadora Municipal de Uauá em ação, parabéns pessoal pelo empenho, seriedade e respeito pela política de juventude e entender que somos prioridade e precisamos ser tratados como tal, é disso que a juventude precisa de politcas públicas serias e participação nos espaços de deliberações.


Grupo de trabalho mostrando serviço e debatendo os eixos para apresentarem boas emendas ao texto base.


A juventude de Auau mostrando a força da sua participação e garantindo sua presença na etapa territorial um grande salve pra essa galera.

sábado, 6 de agosto de 2011

RESOLUÇÃO DE ALTERAÇÃO N. 001 / 2011 DA COE DA 2ª CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE DA BAHIA.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
COORDENAÇÃO ESTADUAL DE POLÍTICAS DE JUVENTUDE
COMISSÃO ORGANIZADORA ESTADUAL DA CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE DA BAHIA


RESOLUÇÃO N. 001/2011 DA COMISSÃO ORGANIZADORA ESTADUAL DA 2ª CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE DO ESTADO DA BAHIA

A Comissão Organizadora Estadual da 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude, no uso das suas atribuições resolve:

Alterar o Regimento Interno da 2 ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude da Bahia nos trechos citados abaixo, assim como sua nova redação:

Alteração 01

Os incisos II e III do artigo 8º:

Art. 8º - As etapas que antecedem à etapa estadual da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude serão realizadas nos seguintes períodos:
I - Conferências Livres: de 01 de junho de 2011 a 30 de setembro de 2011;
II - Conferências Municipais: de 01 de junho de 2011 a 31 de agosto de 2011;
III - Territoriais: de 16 de agosto a 2 de outubro de 2011;
IV – A Consulta Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais terá sua data definida pela comissão de organização estadual;
§ 1o A não realização das etapas previstas nos incisos de I a III em um ou mais municípios ou territórios de identidade não constituirá impedimento para a realização da etapa estadual no prazo previsto.
§ 2o A observância dos prazos para a realização das Conferências Municipais, Regionais e Territoriais é condicionante para a participação dos delegados correspondentes nas etapas estadual e nacional.
§ 3º A COE deverá deliberar sobre as conferência realizadas antes da publicação deste regimento;
Passarão a vigorar com a seguinte redação:
Art. 8º - As etapas que antecedem à etapa estadual da 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude serão realizadas nos seguintes períodos:
I - Conferências Livres: de 01 de junho de 2011 a 30 de setembro de 2011;
II - Conferências Municipais: de 01 de junho de 2011 a 17 de setembro de 2011;
III – Conferências Territoriais: de 21 de setembro a 21 de outubro de 2011;
IV – A Consulta Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais terá sua data definida pela comissão de organização estadual;
§ 1o A não realização das etapas previstas nos incisos de I a III em um ou mais municípios ou territórios de identidade não constituirá impedimento para a realização da etapa estadual no prazo previsto.
§ 2o A observância dos prazos para a realização das Conferências Municipais, Regionais e Territoriais é condicionante para a participação dos delegados correspondentes nas etapas estadual e nacional.
§ 3º A COE deverá deliberar sobre as conferências realizadas antes da publicação deste regimento;

Alteração 02

Os parágrafos 2º, 4º e 10º do Artigo 17:
Art. 17 - Para a realização de uma Conferência Municipal, deverá ser constituída uma Comissão Organizadora composta pelo poder público, em especial o órgão institucional específico de juventude e representações da sociedade civil.
§2º - O poder executivo municipal tem a prerrogativa de convocar a Conferência Municipal até o dia 01 de julho de 2011.
§4º - As Conferências Municipais das cidades que possuem conselhos municipais de juventude ou o constituírem até o dia 31 de agosto vigente, poderão eleger um delegado/a à Conferência Estadual, sendo este membro do referido conselho e eleito na plenária final da respectiva conferência;
§10º - As Conferências Municipais elegerão 1 delegado (a) à Etapa Estadual para cada 15 participantes, respeitando a equidade de gênero;
Passarão a vigorar com a seguinte redação:
Art. 17 - Para a realização de uma Conferência Municipal, deverá ser constituída uma Comissão Organizadora composta pelo poder público, em especial o órgão institucional específico de juventude e representações da sociedade civil.
§2º - O poder executivo municipal tem a prerrogativa de convocar a Conferência Municipal até o dia 01 de agosto de 2011.
§4º - As Conferências Municipais das cidades que possuem conselhos municipais de juventude ou o constituírem até a data da realização da referida conferência municipal, poderão eleger um delegado/a à Conferência Estadual, sendo este membro do referido conselho e eleito na plenária final da respectiva conferência;
§10º - As Conferências Municipais elegerão 1 delegado (a) à Etapa Territorial para cada 10 participantes e um (a) delegado(a) à Etapa Estadual, respeitando a equidade de gênero;
a) Nas cidades onde os delegados indicados pelo Conselho Municipal e/ou órgão institucional de juventude sejam do gênero masculino é obrigatório que a delegada eleita na Conferência Municipal seja do gênero feminino.

Alteração 03

Fica criado o Parágrafo 11º do Artigo 17, que passa a vigorar com a seguinte redação:
§11º - As conferências Municipais elegerão até um suplente à Etapa Territorial para cada 05 participantes, em ordem de eleição, respeitando a equidade de gênero.

Alteração 04:

Alínea “a” do inciso I, do parágrafo primeiro do Artigo 19:
Art. 19 - A realização das Conferências Territoriais deverá obedecer ao calendário estabelecido pela Comissão Organizadora Estadual, a saber:
- Território Oeste Baiano;
- Território Bacia do Rio Corrente;
- Território Velho Chico;
- Território Irecê;
- Território Sertão Produtivo
- Território Bacia do Paramirim;
- Território Vitória da Conquista;
- Território Itapetinga;
- Território Médio Rio de Contas;
- Território Chapada Diamantina;
- Território Piemonte do Paraguaçú;
- Território Piemonte da Diamantina ;
- Território Piemonte do Itapicuru;
- Território Sertão do São Francisco;
- Território Itaparica;
- Território Semi-Árido Nordeste II;
- Território Extremo Sul;
- Território Litoral Sul;
- Território Vale do Jiquiriçá;
- Território Baixo Sul;
- Território Bacia do Jacuípe;
- Território Sisal;
- Território Portal do Sertão;
- Território Recôncavo;
- Território Região Metropolitana de Salvador; e
- Território Agreste de Alagoinhas Litoral Norte;

§1º - As Conferências Territoriais deverão eleger delegados/as às Conferências Estadual e Nacional, de acordo com os seguintes critérios:

I. Estadual

a) Em cada Etapa Territorial eleger-se-á 20 delegados(as) à Etapa Estadual.
Passará a vigorar com a seguinte redação:
Art. 19 - A realização das Conferências Territoriais deverá obedecer ao calendário estabelecido pela Comissão Organizadora Estadual, a saber:
- Território Oeste Baiano;
- Território Bacia do Rio Corrente;
- Território Velho Chico;
- Território Irecê;
- Território Sertão Produtivo
- Território Bacia do Paramirim;
- Território Vitória da Conquista;
- Território Itapetinga;
- Território Médio Rio de Contas;
- Território Chapada Diamantina;
- Território Piemonte do Paraguaçú;
- Território Piemonte da Diamantina ;
- Território Piemonte do Itapicuru;
- Território Sertão do São Francisco;
- Território Itaparica;
- Território Semi-Árido Nordeste II;
- Território Extremo Sul;
- Território Litoral Sul;
- Território Vale do Jiquiriçá;
- Território Baixo Sul;
- Território Bacia do Jacuípe;
- Território Sisal;
- Território Portal do Sertão;
- Território Recôncavo;
- Território Região Metropolitana de Salvador; e
- Território Agreste de Alagoinhas Litoral Norte;

§1º - As Conferências Territoriais deverão eleger delegados/as às Conferências Estadual e Nacional, de acordo com os seguintes critérios:

I. Estadual
a) Cada Etapa Territorial elegerá a quantidade de delgados à Etapa Estadual, proporcionalmente ao número de mobilizados nas conferências municipais de cada território. Sendo o número total de delegados a serem eleitos à Etapa Estadual através das Conferências Territoriais;

Vladimir Costa Pinheiro
Comissão Organizadora da 2ª Conferência de Juventude da Bahia
Salvador – BA, 26 de julho de 2011.

CALENDÁRIO DAS CONFERÊNCIAS TERRITÓRIAS DE JUVENTUDE - BA.

DATA E TERRITÓRIOS

21 de setembro - Sertão do São Francisco

23 de setembro - Piemonte do Itapicuru

24 de setembro - Piemonte da Diamantina

25 de setembro - Irecê

29 de setembro - Extremo Sul / Litoral Sul

30 de setembro - Itapetinga / Baixo Sul

01 de outubro - Vitória da Conquista / Vale do Jiquiriça

02 de outubro - Médio Rio de Contas / Recôncavo

06 de outubro - Bacia do Paramirim

07 de outubro - Sertão Produtivo

08 de outubro - Piemonte do Paraguaçu

09 de outubro - Bacia do Jacuipe / Portal do Sertão

13 de outubro - Bacia do Rio Corrente / Itaparica

14 de outubro - Oeste Baiano / SemiÁrido NEII

15 de outubro - Velho Chico / Agreste de Alagoinhas

16 de outubro - Chapada Diamantina / Sisal

20 de outubro - Salvador e RMS