Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de abril de 2011

REDE E JOVENS DO NORDESTE DENUNCIA SOBRE VIOLAÇÃO DE DIREITOS CONTRA JOVENS NA PENINSULA DE ITAPAGIPE.

No dia 29 de Março a Rede de Jovens do Nordeste Bahia, se fez presente na reunião da comissão de direitos humanos e segurança pública da assembleia legislativa, tornando público a existencia de um local que está servindo como ponto de "desova" e ao mesmo tempo solicitando a intervenção da mesma para as barbaridades que vem sendo cometidas na comunidade do Uruguai e adjacências, por policiais militares do estado bahia, para com os moradadores da Peninsula de Itapagipe em especial a juventude que representa a maioria da população residente na área.

Como desdobramento da Deúncia feita a comissão agendou uma visita a comunidade do Uruguai para a próxima terça feira(05/04) às 14h, por isso quero aqui pedir aos companheiros e companheiras que fazem a desefa dos direitos da pessoa humana e em especial o da juventude que possam se juntar a nós, para que possamos dar visibilidade a casos como estes, no intuito de tentar desacerlerar esse massacre que vem se abatendo sobre a nossa juventude.


COMISSÃO OUVIRÁ SECRETARIO


A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública visitará, nos próximos dias, a Case Salvador, a Fundação Dr. Jesus e a península de Itapagipe, na capital. Nestas oportunidades, o colegiado verificará, no local, o funcionamento dessas duas instituições que prestam trabalho de ressocialização de menores infratores e/ou dependentes químicos e buscarão comprovação, nos bairros do Uruguai, Massaranduba e outros de Itapagipe, dos casos de denúncias de torturas, humilhações e até assassinatos cometidos por policiais e relatados na reunião ordinária de ontem.
"Tenha certeza, meu jovem, não existe nada mais vigiado que as polícias Civil e Militar. As regras da corregedoria são rígidas. Vamos realizar a apuração e, caso se confirme estas denúncias, não resta nenhuma dúvida de que os culpados serão punidos. Esta é a postura correta", frisou o vice-presidente da comissão, que presidia o colegiado ontem, deputado Deraldo Damasceno (PSL), ao membro da Rede de Jovens do Nordeste, Patrício Souza do Espírito Santo, que compareceu à reunião buscando apoio da comissão para interceder nesta questão.


SECRETÁRIO

As visitas nos bairros e na Fundação Case ocorrerão pela manhã da próxima terça-feira(12/04). A Fundação Dr. Jesus será visitada na quarta-feira, às 9h30. Os dois primeiros assuntos citados acima já integrarão a pauta, que será apresentada pelos membros do colegiado, no final da tarde do dia 5, ao secretário da Segurança Pública do Estado, Maurício Teles Barbosa.
A atuação da pasta, números da violência no estado e casos relacionados a respeito aos direitos humanos que chegam com frequência ao conhecimento público e na comissão, inclusive, serão temas de uma audiência pública.


Atenciosamente,

Patricio Souza
Membro da Rede de Jovens do Nordeste-BA.
Conselheiro Estadual de Juventude - BA

Nenhum comentário: