Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de junho de 2014

AUDIÊNCIA PÚBLICA - " VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES DO TERRITÓRIO DO SISAL



No dia 30 de Maio ocorreu uma Audiência Pública com o tema ''Violência contra as mulheres no Território do Sisal''. O evento teve por objetivo debater o problema e elaboração de propostas e estratégias para combater/diminuir a violência na região. 
Está Audiência aconteceu na Cidade d Valente na Casa Barsil( Casa da Cultura).
Esteve na mesa para aprofundar as discussões a coordenadora de ações temáticas de violência contra as mulheres- SPM/BA Luciana Mota; a Presidenta da Comissão dos Direitos das Mulheres- Assembléia Legislativa da Bahia, Deputada Neusa Cadore; a Presidenta do CODES Sisal- Cecília Petrina, Eliana de Souza do Comitê de Mulheres do Território do Sisal e Cristina Brito da Secretaria de Mulheres da FATRES.
 Dentre as discussões, o incentivo a criação de Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres e o fortalecimento os que já existem, além de um Centro de Referência Territorial para as mulheres e o fortalecimento da tese de implantação de uma Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM) no Território do Sisal, até agora inexistente, o que inibe as mulheres a denunciarem seus agressores e consequentemente aumenta a impunidade.
A audiência pública foi finalizada com o encaminhamento de que as propostas fossem sistematizadas compondo um documento para ser apresentado à Câmara Técnica de Enfrentamento a Violência contra as mulheres e no Fórum Estadual de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, constituído recentemente. Uma das ações acompanhadas por essa articulação é a atuação das unidades móveis (ônibus equipados) que atuará na zona rural dos territórios com ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar. O território do Sisal será um dos três primeiros a ser atendido.  O Território do Sisal é composto por 20 municípios: Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Ichu, Lamarão, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Tucano, Araci, Candeal, Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Serrinha, Teofilândia e Valente.


Nenhum comentário: